27/07/2010

Fotos do Encontro do dia 25/07

Pessoal,

Nosso encontro foi muito divertido!! Tivemos até teatrinho de trabalho de parto :o)

Estiveram presentes

- Ingrid e Douglas, coordenadora, mãe de João Victor
- Maíra, coordenadora
- Ana Lúcia (doula)
- Renata Dias Gomes mãe da Maiara e do pequeno Tom
- Zilda, mãe da Bia, do Artur e da pequena Luiza
- Eloise Barreto, mãe da pequena Sarah
- Adriana e Raphael, grávidos de 36 semanas do Caetano
- Susana e Felipe, grávidos de 32 semanas do Rafael
- Mariana, grávida de 30 semanas
- Tatiana e Gerson, grávidos de 23 semanas da Maria Eduarda


Começamos o encontro com as apresentações. Zilda, que teve três filhos de parto normal, sendo a última em casa, pôde nos contar como o tipo de assistência pode influenciar na dor. Afinal, se não estivéssemos tensas ou com medo, poderíamos chamar a dor do parto de dor? Para muita gente, não existe palavra que defina a sensação das contrações. Talvez pudéssemos chamá-la de onda!

Renata também contribuiu bastante com sua experiência. Ela teve dois partos normais, um hospitalar e outro em casa e passou para o grupo como foi a sensação de parir seus filhos.

Elo fez uma passagem relâmpago, e mesmo voltando de uma corrida no aterro, deu uma passadinha para dar um alô no grupo!! Ana Lúcia, como sempre presente, também esteve lá dando dicas importantes!

Tivemos também algumas novatas. Adriana, a esposa do Raphael Perret, meu amigo da época da faculdade, é a mais próxima de ter o bebê, com praticamente 37 semanas. Perret, adorei a presença e esperamos que os depoimentos e os slides tenham trazido conforto e esclarecimento para vocês! :o) Eles também fazem curso para gestantes e desde antes de engravidar se preparam para o parto normal.

Susana, que veio por indicação da Marly, também se mostrou bastante interessada no parto e está investindo no seu sucesso! Gostamos muito de conhecer você e o Felipe! Tenho certeza que tudo sairá conforme planejado. Vocês duas estão no caminho certo!


A Tatiana e o Gerson, muito animados e empolgados! Também pela primeira vez no grupo, fizeram perguntas e aproveitaram cada minuto do encontro! Casal simpatissíssimo!

Bom, depois das apresentações, passamos alguns slides e usamos alguns depoimentos para explicar como é afinal, essa dor do parto! O que pode aumentar a intensidade da dor? O que pode aliviar?

Sem dúvida, o ciclo medo-tensão-dor é um dos maiores responsáveis pela intensificação da sensação de dor. Relaxar, estar com pessoas que acreditam na fisiologia do parto, banhos quentes, massagens, e, principalmente, ter liberdade, são fatores que podem aliviar e muito a dor e transformar esse momento em puro prazer!

Quando terminamos a apresentação de slides, exibimos para o grupo, algumas apresentações com fotos de trabalhos de parto, com fundo musical. Essas apresentações (ou slides-show) foram montados pelo Ricardo Jones, obstetra de Porto Alegre. Ele escreveu o excelente livro "Memórias do Homem de Vidro" que conta o parto do ponto de vista de um humanista. Vale a pena ler! Os slides-show mostravam bem a fisionomia das mulheres durante as contrações (respirando, se concentrando) e fora delas (sorrindo, descansando). Além disso, assisti-los foi muito emocionante! Aproveitando, mostramos também o slide-show do nascimento da Maiara, filha da Renata Dias Gomes! Ela veio assistir com os amigos o seu nascimento, do qual tantos e orgulha!!

Para finalizar, sugerimos uma teatralização do trabalho de parto. A Renata seria a parturiente, mas mudou de idéia e preferiu ser uma doula. A Ingrid então, após alguns apelos, aceitou ser a parturiente e Maíra fez a parteira/médica. Um trecho do vídeo está postado aqui!






















Nos divertimos muito nesse encontro e saímos de lá com a certeza de que a dor do parto não pode ser maior que nós mesmas, e que podemos transformá-la na lembrança de um momento muito especial que é o parto e o nascimento do nosso bebê!


Mais fotos em http://picasaweb.google.com/espacoishtar/IshtarEspacoParaGestantesRioDeJaneiro#5498575879664133250

Um comentário: