12/07/2010

Fotos do Encontro do dia 11/07

Pessoal,

Mais uma vez o encontro contou com bastante gente! Ao ar livre, na Casa de Rui Barbosa, nosso encontro foi ainda mais prazeiroso!

Estiveram presentes 23 pessoas, entre elas 7 grávidas, 7 maridos e 1 tentante:

- Ingrid e Douglas, coordenadora, mãe de João Victor
- Ana Lúcia (doula)
- Denise Ahrends, mãe do Enzo
- Renata Dias Gomes mãe da Maiara e do pequeno Tom
- Eloise Barreto, mãe da pequena Sarah
- Carol Junqueira Homem de Mello
- Renata Bougleux
- Ellen Paes e Gabriel, grávidos de 33 semanas
- Carol Carvalho e Arthur, grávidos de 30 semanas
- Mariana e Fabio, grávidos de 28 semanas
- Marly e Marcelo, grávidos de 20 semanas
- Florencia e Javier, argentinos, grávidos de 18 semanas
- Julianna Malerba, grávida de 17 semanas
- Noa Magalhães e marido, grávidos de 10 semanas
- Marcia e Edilson, tentantes, e pais do Pedro



Pela primeira vez no grupo, tivemos a Noa que está em busca de um parto após cesárea. Ela fez uma cesárea há 2 anos e agora busca uma equipe que esteja disposta a ajudá-la. Ellen Paes não é do Rio e se mostrou decepcionada com a última consulta do seu obstetra. Também está disposta a trocar. Carol Carvalho também participou do grupo. Ela e o companheiro estavam super afiados! E, por último, Florencia e Javier, um casal argentino que também trilha os mesmos objetivos!

Sejam bem-vindos ao Ishtar!

O tema de domingo foi muito importante. Discutimos a medicalização do parto e as intervenções que podem acontecer. Quando elas são necessárias, quando são oportunas e quando são dispensáveis?

Discutimos os prós-e-contras da anestesia, a não necessidade da episiotomia de rotina (corte no períneo para ampliar a passagem do bebê), da amniotomia (rompimento artificial da bolsa), enema (lavagem intestinal), da tricotomia (raspagem dos pêlos pubianos), do jejum, da posição de litotomia (deitada com as pernas nas perneiras), da manobra de kristeller (alguém se debruçando na barriga da mulher na hora do nascimento), das ultrassonografias rotineiras, etc. Além das intervenções no parto, também falamos das intervenções com o recém-nascido... corte precoce do cordão sem esperar parar de pulsar, colírio de nitrato de prata de rotina, vitamina K injetável, etc.

Também conversamos sobre como evitar essas intervenções. Não chegar cedo ao hospital, buscar uma equipe mais atualizada e favorável ao parto natural, preparar o períneo durante a gravidez... o bate-papo foi bem proveitoso!

No final, cada uma escreveu em um papel as perdas e os ganhos das intervenções. Os dois lados da moeda. Trocamos os papéis e cada uma comentou as percepções da outra!

Foi bem legal... sem contar as comidinhas, que estavam ótimas!


Mais fotos em http://picasaweb.google.com/espacoishtar/IshtarEspacoParaGestantesRioDeJaneiro#5498575879664133250

2 comentários: