29/04/2010
Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento 2010
Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento 2010
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS
A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (www.smar.info), iniciativa da Associação Francófona pelo Parto Respeitoso ("Alliance Francophone pour l'Accouchement Respecté" - www.afar.info) é celebrada anualmente, desde 2004, durante o mês de maio em diversos países.
Neste ano a semana acontece de 16 a 23 de maio com o tema “Parir e nascer: do trauma ao prazer". Para marcar a data no Brasil, a Rede Parto do Princípio (www.partodoprincipio.com.br) realiza uma exposição nacional com fotos de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos. A exposição acontece simultaneamente em várias cidades do país e procurará desmitificar a idéia de sofrimento no parto. Mostraremos fotos de mulheres que tiveram seus desejos respeitados, transmitindo, assim, uma imagem positiva do parto. Trata-se de uma oportunidade de levar ao publico uma nova visão: a do parto como fonte de prazer, crescimento e satisfação para a mulher. Desejamos trazer à luz a discussão sobre o fenômeno do parto como um processo fisiológico e um evento familiar.
A Parto do Princípio é uma rede de mulheres, consumidoras e usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento sempre baseadas nas mais recentes evidências científicas e ancoradas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conta hoje com mais de 100 pessoas trabalhando voluntariamente, em 16 estados e no Distrito Federal, na divulgação dos benefícios do parto ativo e da humanização no nascimento.
A Parto do Princípio buscou relacionar resultados de pesquisas recentes que tangem os temas da exposição: parto, dor e prazer. Consideramos importante ressaltar que a qualidade do suporte e a relação dos cuidadores com a mulher influenciam fortemente a satisfação da mulher com o nascimento. Elas preferem ser cuidadas por profissionais conhecidos e preferem locais confortáveis e semelhantes a suas casas. Ainda no que concerne à satisfação da mulher no parto, a dor e o alívio da dor são fatores menos influentes do que as atitudes e o comportamento dos cuidadores.
Para nós, a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento é uma ocasião para questionarmos publicamente uma obstetrícia ainda carente de rigor científico e humanização. A rede de mulheres Parto do Princípio reafirma que a reprodução humana é um fato social em primeiro lugar, que a mudança nos paradigmas é possível e que nunca é tarde para que os profissionais e os estabelecimentos médicos revejam suas práticas.
No Rio de Janeiro:
Parque de Exposição da CAPIL
Rua: Presidente Dutra, 1099 - Cidade Nova - Itaperuna
Nos dias 05 a 10 de maio de 2010 das 18:00h as 02:00h
Faculdade Redentor
Rodovia BR 356, nº 25 - Cidade Nova - Itaperuna-RJ
Nos dias 12 a 20 de maio 2010 das 08:00h as 23:00h
Informações:
Rio de Janeiro/RJ
Denise Ahrends
(21) 9797-1602
denise.ahrends@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário